Bom, hoje vamos falar de um tema que gera expectativa em muita gente. Todos que sonham em fazer um intercâmbio, e até aqueles que já estão no preparativo pré-viagem, tem alta expectativa do que está por vir. Se de fato conseguirão aprender a língua, quanto tempo é necessário, e se vai sair falando e entendendo tudo como um nativo…

Bom, aqui vamos por tópicos, mas você pode ter uma prévia deste assunto no bate papo que tive com nosso amigo Rodrigo Sanchez em nosso canal no Youtube. Confira aqui!

Vamos lá, vivenciando o intercâmbio entendi uma coisa que não havia compreendido antes de vir para a Irlanda… É muitooo importante começar a estudar aí no Brasil, comece agora! Comece já! Ah Clá, poutz não tenho grana…
Não tem problema. Gente, tem muitos, mas muitos meios de você começar seus estudos aí sem ter obrigatoriamente de pagar por isso. Por exemplo, no Youtube você tem acesso a inúmeros canais de aulas de inglês.
Só importante antes de você ingressar suas aulas procurar validar se este canal é realmente confiável, veja os comentários, veja os likes, etc. Lembrando também que se seu destino for a Irlanda, seu inglês será o britânico, mas para dar uma forcinha, aqui te indico alguns sites que poderão te ajudar: Papa English , Anglo-Link, tem um carinha que eu gosto demais que é o Daniel Byrnes,  ele pode parecer até meio infantil, mas é muito bom para quem está começando a aprender o inglês, ele é muito didático, tem muitos exemplos e exercícios em seus vídeos.
Pense que você já é adulto mas está aprendendo algo novo, então é legal ter a humildade de buscar o aprendizado e entendimento da maneira que lhe for possível. Se precisar ser com desenhos infantis, ok, se um vídeo mais dinâmico enquadra melhor no seu perfil, manda ver. O importante é o resultado: Aprender o inglês.

Eu fico alucinada, vejo as crianças aqui falando em inglês e reclamo que eu já tenho meus 33 e ainda falta muita estrada para ser fluente na língua!! Hahaha, piadinha comigo mesma né… Afinal, passei 33 anos da minha vida pensando em português e agora em 5 meses de estudo quero sair falando como uma nativa… É preciso ter consciência e paciência!

Voltando aos sites legais para se estudar e jogar, a minha professora indicou o Esol Courses, o Anglo-link também tem site para exercícios, Confesso que o Teach This eu nunca usei, mas também é indicação da professora. .

Tem um site que eu gosto muito, que é para você preencher as letras de músicas, que é o Lyrics Training.
Sobre aplicativos, não conheço todos, mas tenho um que uso a um tempo e gosto muito que é o Wlingua, também tem o Duolingo, mas ultimamente estou usando mais o primeiro.

Espero que compartilhando estes canais, sites e Apps possa ajudar você a estudar, e isso vale também para quem faz aulas com professores, eu mesma estudo em casa após a aula nestes sites. Fico horas fazendo anotações no meu caderno, pauso o vídeo, volto, pauso novamente… E por aí vai, faço isso com todas as matérias novas que aprendo na escola, é uma ótima forma que encontrei de estudar e de não ficar pirando na sala de aula quando não entendo algum conteúdo.

estudando-ingles-brazucas-na-estrada

Mas como assim Clarissa, sua professora não te explica tudo? Você deve estar se perguntando…
A resposta é sim! Ela explica, mas temos pouco tempo de aula, e tem matérias que são de mais difícil compreensão (ao menos para mim), e eu sou muito questionadora, preciso entender para poder aprender. Eu particularmente encontrei neste método de estudo uma boa técnica (pessoal), pois cada um tem a sua de entender e memorizar conteúdos. Até mesmo porque o inglês não tem muito sentido, tudo depende do contexto… Ah como eu enlouquecia a cada vez que minha professora falava “depende do contexto”! Então a medida que você vai aprendendo, vai absorvendo conteúdos vai ficando mais seguro e puff, quando perceber você melhorou! Você já está com mais vocabulário e melhor compreensão da língua, e isso independe do seu nível de inglês.

E gente, é importante sempre estudar, todos os dias. Antes, durante e depois do intercâmbio, pois só praticando a língua que será possível aprender e se aperfeiçoar, e quanto melhor você for no Inglês mais fácil será para você se ambientar, para conseguir emprego e aprender ainda mais na escola, tirando melhor proveito do seu intercâmbio.

Então em resumo, sim, você vai aprender inglês fazendo intercâmbio! Esta é a melhor forma de aprender, é a imersão na língua, é o contato diário com o idioma.
Só tenha consciência de que se você como eu chegar aqui com um nível básico, não sairá em 6 meses falando fluente. Não vai mesmo!! Serão necessários alguns anos de estudo para isso, e lembrando, que assim como um atleta para seus exercícios, quanto mais você treinar a conversação, a escrita e a gramática, melhor será seu desempenho no aprendizado!

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

Charles Chaplin

Outra pergunta frequente, se eu for morar em Bundoran, tem muito brasileiro aí? Olha gente, agora no inverno sentimos mais este impacto pois não temos muitas nacionalidades na escola no momento, mas no verão, como é férias na Europa e Bundoran é um destino de veraneio para os europeus, a gente tem mais opção de “gringos” para se misturar. Mas se sempre haverá opção, afinal você tem também os irlandeses para conhecer, vá para a rua, puxe assunto no pub, no café, na biblioteca…

Se eu puder, minha maior dica é: Não pode ter vergonha!
Vixi, eu falo com todo mundo, sem nem mesmo saber falar direito. Só para vocês terem uma ideia, a necessidade faz acontecer… Quando eu cheguei aqui na Irlanda a cia aérea perdeu minhas malas, no dia seguinte voltei no aeroporto sozinha (inglês básico de tudo) e fui que fui, consegui entrar na aérea de desembarque, falei (ou tentei, rs) com vários funcionários do aeroporto, passei de um em um até conseguir recuperar uma das minhas duas malas. Na real não tenho ideia de como fiz para conseguir esta façanha, mas me joguei e deu certo (a outra mala a cia aérea entregou depois de alguns dias aqui em Bundoran).
Tem que tentar, você está fazendo um intercâmbio e o tempo voa, aproveite cada oportunidade de treinar o seu inglês.

Se jogue, se arrisque! Você irá se surpreender com seu desenvolvimento e potencial. O mundo está aí para ser experimentado, e a vida para ser vivida. Então dê o seu melhor que o resultado virá. Só lembrando que o aprendizado é gradual, no começo é mais intenso e depois estabiliza um pouco, mas continua aprendendo… É assim mesmo…

Ah, se você tiver alguma dica de site, canal no Youtube ou App para estudar inglês, deixe aqui o seu comentário, pois assim você colabora para os estudos dos demais leitores. 🙂

Sucesso para você e bons estudos!

Abraços,

Clarissa Aleixo

 

 

 

Anúncios