Aprendi com uma colega da escola que na Alemanha fazem uso literal dos conteúdos, por exemplo, estávamos lavando a louça e o detergente no finalzinho, eu naturalmente ia jogando fora quando ela chamou minha atenção pegando a embalagem da minha mão, abrindo-a e colocando um pouco de água fazendo render até fim aquele produto.
Fantástico! Aplico da minha casa desde então. E é possível fazer o mesmo com Shampoo, sabonete líquido, entre outros itens. Afinal sempre temos oportunidade de economizar quando utilizamos integralmente os produtos. Além de ser um ganha ganha, por ser uma ação ecológica também.

Tenha o APP dos mercados, ou acompanhe as promoções pelo site. Acredite em mim, você conseguirá se programar para suas compras da semana, comparar os preços entre os mercados e ainda de quebra pedir aquela receitinha marota para sua mãe usando itens de promoção… Adorooo!
Eu tenho o APP do Lidl e toda semana confiro principalmente os itens de 0,49c e 50% OFF.
Já saí de casa em um domingo a noite debaixo de chuva só para comprar uma abóbora que estava na promoção por 0,39c, o que me rendeu ótimas receitas, sendo uma delas uma deliciosa e nutritiva sopa! O fantástico é que como tenho freezer me rendeu várias refeições, se na casa que você morar não tiver freezer é possível se organizar cozinhando porções menores, e uma coisa comum é fazer um repeteco no dia seguinte daquele prato delícia do dia anterior.

Aqui o normal é fazer compra semanal e não do mês, e pelo menos para mim é super vantagem, como falei acima, toda semana tem uma promoção diferente então, se você comprar o que irá de fato usar nesta semana, o que for supérfluo ou o que seria para estoque pode ser o item da promoção da semana seguinte.

Tapawer, engraçado pensar nisso, mas como você vai cozinhar aqui, você precisará em algum momento de uma vasilha para o armazenamento do alimento não consumido, não dá para ficar deixado tudo na panela (até mesmo, porque dificilmente você terá várias panelas). Aqui em casa compramos umas poucas de plástico na lojinha de 2 euros, mas o que mais usamos são as embalagens de vidro, sim aqui (ainda bem) cafés, molhos de tomate, entre outros são vendidos em vidros. São os mais usados aqui em casa! Então, não compro vasilhas e ainda ajudo a reciclar os itens que iriam para o lixo! Olha o ganha ganha, entre nós e a natureza aí de novo.

Já que estamos falando em armazenar comida, é mais econômico em qualquer lugar, seja no Brasil ou seja aqui, comer em casa! Pô Clá, que saco ter de cozinhar!
Pois é, será sua opção mais barata e a mais saudável. Lembra do post Vida de Intercambista?
Pois bem, flexibilidade e resiliência é uma das maiores exigências que você precisa para fazer uma viagem longa. Então se você é uma pessoa que só sabe cozinhar miojo uma dica que te dou, e isso vale para seu bem estar e para a saúde, tanto física quanto financeira é, aprenda a cozinhar! Mesmo que o básico, mas aprenda! Porque restaurantes baratos você tem, é possível um prato por 7,50 euros, mas calcule isso diariamente, e ainda estamos falando de um cardápio pronto de purê de batatas e carne, pouco nutritivo. Vai por mim, seu corpo precisa de mais vitaminas do que isso.
É também mais barato se você cuidar da sua saúde, evitando gastos com médicos e remédios. Acredite, é possível ter prazer em fazer sua própria comida, a criatividade pode ser sua melhor amiga. Experimente com prazer, sem obrigação, você vai curtir essa opção!

Dica da minha primeira professora aqui: Pegue carona! Sim, a Irlanda é um país seguro… Sei que Dublin, como muitas outras cidades grandes tem alguns problemas de segurança, por isso falaremos especificamente sobre Bundoran, aqui você não ouve falar em assaltos, violência de nenhuma espécie, pode sim acontecer “briga de bar”, agora, isso está ligado ao álcool, e é legal manter-se longe de alguma possível confusão…
Mas enfim, voltando ao nosso tema. Normal ver pessoas nas saídas da cidade com placas com o nome de destino, nada demais pedir carona, e é até uma boa oportunidade para treinar seu inglês.
Eu já peguei carona algumas vezes aqui, e sempre foram ótimas.

Aproveite oportunidades! Na escola que estudo, a Donegal Language School todo sábado eles fazem excursão para alguma cidade, que geralmente é maior do que Bundoran (o que não é difícil, rs), sua oportunidade para ir a um mercado maior, fazer compras de roupas ou calçados, e até mesmo itens de farmácia ou de lojas onde tudo custa 1,50 euros. A única coisa é que geralmente o tempo é curto, então neste caso a maior dica é ir para a excursão já sabendo o que quer comprar para te ajudar a ter sucesso.
Mais oportunidades… Contatos é tudo de bom! E uma boa relação é ainda melhor!! Claro que não dá para ter tudo sempre, mas dentro das possibilidades aproveite ao máximo as oportunidades.
Minha mãe costuma dizer que elas são como um cometa, passam rapidinho na nossa frente e se você não se agarrar ela passa e não se sabe se haverá uma outra ou quando…

As duas oportunidades não programadas que tive foram muitooo absurdamente legais, vou contar para vocês: Tinha poucos dias que havia me mudado para minha casa após 2 semanas esperando por este momento, era uma quinta-feira de sol e eu estava esperando meus housemates para ir ao mercado fazer nossa primeira compra, eu precisava lavar roupas, aproveitar aquele solzão! Recebo uma mensagem inesperada de uma amiga, a Juliana, e falava Clá estamos de folga hoje (ela e o namorado Danilo) e amanhã, coisa rara! Vamos alugar um carro em Sligo (cidade vizinha) e de lá vamos para a Irlanda do Norte visitar o Giant´s Causeway, Rope Bridge (clique aqui e confira nosso vídeo!), e uma outra atração onde foi filmada uma cena do Games of Thrones. Vamos? Temos 3 lugares no carro, fala com o Marcelo e Rudgery” (meus housemates).
Caramba, os meninos estavam no banco abrindo a conta, eu pensando na roupa para lavar… Na grana…Na aula de sexta… Putz, não sei, não tenho nem libras (moeda usada na Irlanda do Norte).
Bem, só sei que os meninos toparam eu também! Tínhamos 30min para passar em casa afim de pegar uma muda de roupa porque a Jú e o Danilo já estavam chegando para seguirmos viagem. E vou falar, foi a MELHOR escolha que poderíamos ter feito, foi demais, rimos muito! Passamos aperto, pegamos um dia perfeito com céu azul e calor, só posso dizer que foi F-E-N-O-M-E-N-AL!! E no final foi super barato, pois dividimos o aluguel do veículo, combustível e hospedagem por 5 pessoas ficando tudo em aproximadamente 52 euros por pessoa… Falarei mais sobre esta viagem em outro Post 😉

brazucas-na-estrada
Os 5 aventureiros

Outra viagem inesperada foi para Dublin, minha professora ofereceu carona para ir na sexta após a aula e voltar domingo à tarde, e isso foi na quinta-feira (estou concluindo que quinta-feira é meu dia de sorte aqui)… Eu topei na hora, é claro! Sempre quis ir para Dublin, curtir a capital da Ilha Esmeralda (como é conhecida a Irlanda) e ainda viajar com a professora? Super oportunidade de dar um up no inglês! Show! Eu só não tinha pensado que por ser véspera de Halloween a cidade estaria ainda mais cheia do que já é, com os hostels baratinhos já esgotados e só hospedagens super caras a disposição…
Desanimador não é? Pois é, não para mim que estava determinada a curtir Dublin economizando os 35 euros da passagem ida e volta (valor aproximado porque sou estudante e tenho desconto, e isso já incluindo o trecho de Bundoran/ Ballyshannon, pois não existe ônibus direto para Dublin).

Pois é, tudo parecia muito difícil té que tive a ideia de pedir ajuda para as meninas em um grupo fechado só para mulheres brasileiras que vivem na Irlanda, e daí uma lindeza chamada Camila que mora no centro de Dublin, me alugou o sofá dela baratinho (20 euricos) por 2 noites, ela foi tão gente boa que me falou para não levar toalha, fez um jantar delicioso para nós duas na sexta feira, me deu todas as coordenadas e dicas em geral para tudo o que precisei, e ainda demos uma volta no parque Saint Stephen´s Green no domingo, tiramos várias fotos e demos bastante rizada.
Valeu Camila!! Você representou 🙂

criatividade-em-dublin
Cultura de rua no centro de Dublin

E fico aqui, com meu radar de oportunidades ligado, captando tudo o que estiver ao meu alcance… Pois sim, é fato que nem sempre é possível mesmo. Temos de ver a melhor estratégia… Já deixei de aproveitar passagens da Ryanair, cia aerea Low Cost irlandesa, que estava por 4 euros ida e volta!!
Vou falar que só não me partiu o coração, porque teria de perder 7 dias de aula, e quem estuda comigo sabe, sou caxias mesmo! Não gosto de faltar aula, e o argumento? Eu pago caro por cada dia de escola! Eu preciso aprender Inglês e 7 dias consecutivos é muita coisa… Para mim, no meu caso não seria economia, e sim o contrário.

Eu particularmente considero que oportunidade inteligente é aquela que não te prejudica, oportunidade inteligente é aquela que vem para somar.
Ou melhor, para economizar!

E para isso é importante parar e analisar, bateu com suas possibilidades? Vai para cima!
E depois deixa um depoimento aqui no blog pra gente compartilhando sua história!!

Um abraço, e até a próxima!

Brazucas na Estrada

 

Por Clarissa Aleixo

 

 

 

 

Anúncios